terça-feira, 29 de julho de 2014

Conheça o SG-1000, o videogame lenda da SEGA!


O SG-1000 é o videogame raro da SEGA, lançado antes do Master System!
O que é SG? É Sega Game, um videogame de cartucho lançado em 1983 pela SEGA para entrar no mercado de videogames. Foi o primeiro console da SEGA, mesmo não tendo sucesso deu à empresa um novo rumo para lidar com um novo aparelho, pois adquiriu uma experiência com isso.
E o computador foi lançado no mesmo período e chamado de SC-3000.

Seu design é simples, um caixa branca que o controle já vinha plugado, uma saída RF e o botão vermelho era o PAUSE (A SEGA SEMPRE FAZENDO NOS MOVER). Ele é semelhante ao ColecoVision. Na Coréia do Sul, vários jogos de MSX também foram portados para o console da SEGA.

O SG-1000 é um console bem centrado, sua forma estranha e sua estética dão a impressão de ser um videogame estranho. A SEGA até criou um teclado para divulgar o SC-3000.


O videogame foi lançado no mercado japonês em julho de 1983 por  ¥ 15.000. Não foi um sucesso, mas a também não foi um fracasso. Teve o apoio inicial da Konami, o console foi abandonado em 1985. Os primeiros consoles no Japão eram com logos diferentes, "modelo alemão" ou as cores de sua bandeira. São raros, mais raros de encontrar do que um SG.

Os jogos da SG saíram-se melhores do que muitos jogos da Nintendo lançados pelas: Tomy, Takara, Bandai, por causa que a SEGA trazia sempre seus sucessos do ARCADE. Um de seus sucessos é o FLICKY. 

O computador SG-3000 fez mais sucesso que o console. O console foi lançado na Nova Zelândia, distribuído pela Grandstand. Tanto o console quanto suas variações não chegaram na América do Norte e gozado, a SEGA ela é americana. Eu não consigo entender. Ele é compatível com o DINA 2, lançado pela Telegames nos EUA. A SG-3000 foi lançado nos países: Australia (John Sands), New Zealand (Grandstand), France (ITMC), Italy (Melchioni), and Finland (Digital Systems).

O SG-1000 é considerado um dos videogames mal sucedidos da SEGA na questão de vendas, no entanto a SEGA lucrou bem, obrigado.

Em suma, o SG-1000 e SC-3000 não conseguiram capturar o mercado de trabalho, mas a sega adquiriu experiência para criar um novo console, o SEGA MARK III ou o Master System!

O hardware japonês do Sega Mark III é compatível aos jogos do SG-1000.
Confiram a propaganda do SG-1000, vejam alguns comerciais: https://www.youtube.com/watch?v=wY_Lxwix2uM

Confiram alguns jogos que vieram do Arcade para o console:
BANK PANIC: 
Um jogo de tiro para arcade que foi portado para o SG-1000 e depois para o Master System. Foi criado pela Sanritsu e distribuído pela SEGA. Um clone não licenciado foi lançado para alguns computadores chamado West Bank. O jogador assume o papel de um xerife no século 19 dos EUA para proteger um banco de assaltantes armados.


CONGO BONGO: originalmente conhecido como Tip Top é um jogo de arcade em 1983 desenvolvido pela Sega. É considerado uma ironia contra a  Nintendo e o Donkey Kong,já que o protagonista é foge das investidas e dos itens arremessados pelo grande macaco (neste jogo, chamado "Bongo"). No entanto, ao contrário de Donkey Kong, o jogo se passa em uma selva, os gráficos são mais detalhados e há mais inimigos e armadilhas. Ele roda em hardware semelhante ao Zaxxon.


CHOPLIFTER: é um jogo da Apple II em 1982 desenvolvido por Dan Gorlin e publicado pela Broderbund. No jogo você pilota um helicóptero e deve resgatar os prisioneiros do campo de guerra. Foi um sucesso tão grande que foi lançado para o SG-1000 e depois para o Master System. Embora Choplifter II seja lançado exclusivamente para o Game Boy, Choplifter III foi para o Game Gear. O Air Rescue da SEGA foi inspirado neste jogo.


FLICKY: Nem sabíamos que o sucesso do Mega Drive poderia ter sido o sucesso do SG-1000, sim, o Flyer dele aparece em SHENMUE no Arcade. O jogo é estrelado por um pássaro azul chamado Flicky que deve carregar os pássaros menores dos predadores. Salve os Chirsps (Piopio no Japão) que aparecem no Phantasy Star dos gatos chamados Tiger (Nyannan) e das iguanas chamadas de Iggy. Só há um botão que o faz pular e os direcionais. Você deve arremessar contra os inimigos itens que aparecem na tela.

MONACO GP: É um jogo de corrida de 1979 pela SEGA. Você precisa evitar os obstáculos e dos carros na pista. Depois a SEGA melhorou no Mega Drive e foi lançado para o SEGA AGES, vide o port da SEGA para o PlayStation.







PITFALL II: THE LOST CAVERNS = Sequência de Pitfall que foi sucesso no arcade e lançado diretamente do Arcade para o SG-1000. A jogabilidade é a mesma, no entanto há mais labirintos.

Foi mexido significadamente, pois inspirado pelo arcade, mesmo não sendo com a mesma qualidade gráfica, mas é sem duvida o melhor port!






Q*BERT: É um jogo de Arcade feito pela Gottieb. O objetivo do jogo é transformar todos os cubos na tela de uma cor desejada pelo Q*Bert, porém ele só pode mover-se em diagonais.





WONDER BOY: Lançado em 1986 para o primeiro console da SEGA. Aqui você controla o WonderBoy buscando sua namorada, Tanya. O jogo é um sucesso e foi portado para todos os consoles da época!!
Quem nunca passou horas e horas jogando? Aqui é raro, mas no Master System sim.


ZAXXON: Um incrível jogo da SEGA, é nomeado após seu uso inovador de projeção axonométrica (embora mais especificamente, utiliza projeção isométrica) e foi lançado para o arcade em1982. Zaxxon foi o primeiro jogo de vídeo para usar uma perspectiva isométrica, um estilo gráfico que iria ver uso generalizado nos anos que se seguiram. Zaxxon se destaca como um dos primeiros sucessos de videogame da Sega, e também é notável por ser o primeiro jogo de arcade a ser anunciado na televisão dos EUA, com um comercial que está sendo produzido pela Paramount Pictures por U$150.00.


Conheça os jogos de sucesso para o console!

007 James Bond: Um jogo de tiro desenvolvido e publicado pela Tsukuda Original e portado em 1983 para o console, foram lançados para todas plataformas e a sua versão foi a última.






Doki Doki Penguim Land: é um jogo de 1985, inicialmente desenvolvido pela Sega para o SG-1000. É um jogo de puzzle baseado em plataforma, onde um pinguim deve guiar um ovo para baixo da tela tomando cuidado para não quebrá-lo.




Girl's Garden: O primeiro jogo do Yuji Naka! O jogo é super fofo!





Hang On II: Apesar do nome, o jogo não é a sequência direta do Master System, porém o jogo é semelhante. Pobre de gráfico, mas a diversão está garantida!





Elevation Action: Começou no Arcade e foi desenvolvido pela linda da TAITO como exclusividade para o SG-1000. Sua continuação é a versão que só teve no Japão para o Saturn, Elevation Action Returns.


Space Invaders: é um jogo arcade e marco na história. Feito em 1979 e desenvolvido pela Taito, o jogador controla uma nave que pode mover para a esquerda ou para a direita, e precisa destruir ondas de alienígenas (ou "invasores") antes de chegar ao chão. Space Invaders foi levado para uma variedade de consoles e computadores, incluindo o SG-1000 em 1985. Surpreendentemente, o port do jogo para o console da SEGA foi um dos mais precisos de seu tempo, superando as versões de NES e MSX, que eram os principais concorrentes do console.


                                           Espero que tenham gostado sobre este console raro!


Um comentário:

  1. Caramba, muito bem feitinho esse artigo! Coisas sobre o SG-1000 em português ainda são difíceis de achar, mas sua pesquisa está de parabéns!

    ResponderExcluir

Meu TOP 30 jogos do Sega Saturn Americano

  Olá, pessoal! Tudo bem?  Hoje iremos discutir os melhores jogos do Sega Saturn americano, pois sabemos que os melhores ficaram no Japão. V...