domingo, 6 de julho de 2014

Master System, o videogame que conquistou os brasileiros e fez da Tectoy um ícone!

O Master System foi criado para competir diretamente contra o NES (Nintendo Entertainment System), que era dona do mercado americano, (SIM, A SEGA É AMERICANA E NÃO JAPONESA).


Enfrentou uma grande dificuldade pela frente, pois a Nintendo tinha exclusividades com as softwares TOP da época, mas mesmo assim a SEGA não teve medo de se arriscar e lançou o videogame mais carismático de todos os tempos.
Esses contratos da Nintendo não permitiam as Softwares desenvolver para nenhum outro console. Vendo isso, a SEGA lançou o que tinha de melhor em si mesmo, SEUS JOGOS.

O Master System fora lançado, mas o pessoal não tinha muito interesse no aparelho, isso foi um choque para a SEGA. Ainda mais nos Estados Unidos que a Nintendo dominava, a SEGA com desespero vende os direitos à Tonta TOYS  ( Tonka Toys), que não entendia absolutamente nada sobre videogames e sua área era apenas em brinquedos. A SEGA só recuperou os direitos entre 1991 e 1992, mas lançou o Mega Drive e começou a conquistar o público.

A Tectoy fez contrato com a SEGA para lançar seu videogame em terras tupiniquins e conquistar o mercado brasileiro com essa interatividade que, até então, era desconhecido. Pronto, a SEGA concordou e a TECTOY trouxe o videogame que foi paixão à primeira vista dos brasileiros. Master System. Aqui a SEGA estava ganhando o crédito que merecia, embora que na Coréia do Sul, Europa e Austrália ele ia muito bem, obrigado! O videogame chegou no mercado em Abril de 1988 e lançado no país oficialmente em setembro de 1989. 

J.J. Jogando Master System num episódio do clássico anime!
O videogame vendia que nem água no Brasil e todo mundo só queria Master System, já que o Nintendinho não era oficial e sim por outros aparelhos. A TecToy fez um belo Marketing e aproveitou vários desenhos de sucesso na época para alavancar as vendas do console. Um exemplo disso é o Zillion, desenho que passava na Rede Globo e pela Rede Gazeta. Virou a revolução dos videogames e todos queriam ter a arma do J.J, a Light Phaser. A Sega sabia que no Brasil estava em boas mãos!

A Tectoy fez diversas modificações em alguns jogos da SEGA para ficar com o gostinho brasileiro e alguns ela mesmo criou. 
Mônica, Sapo Xulé, Chapolin e Pica-Pau foram a própria TecToy que elaborou, alguns ela só usava mesmo a mecânica dos jogos da SEGA.

Sega sambando na Nintendo desde 1989.
O jogo Fantasy Zone virou dois ports ilegais para o Nintendinho, uma pela Sunsoft e outra pela Tengen. Apesar de estar sem licença, o port que fica melhorzinho é o da Tengen. 
Sem o conhecimento de muitos fãs, alguns jogos da SEGA foram pirateados para o Nintendinho. 
Não se sabe exatamente como era possível, pois a Tengen trouxe para os EUA sem o selo de aprovação da Nintendo e muitas das vezes com chips que iria ignorar as táticas de prevenção de pirataria que a Nintendo havia adotado. Nintendo por muitas vezes ficou envolvida em batalhas legais contra Tengen (especialmente quando ele veio para o lançamento de Tetris, em que tanto a Nintendo e Tengen tinha lançado uma versão). Viraram itens de colecionador. Por outro lado das coisas , a maioria desses jogos foram lançados em cerca de 1989/1990 , numa altura em que as vendas de NES estavam prestes a cair , graças ao Mega Drive. Nenhum desses ports chegam aos pés da qualidade do Master. Confiram quais sairam:
After Burner II
Alien Syndrome
Altered Beast
Fantasy Zone
Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa
Shinobi
Space Harrier


Revista Ação Games - 1990. Isso sim era guerra!

O Master System é o console que faz lembrar totalmente dos anos 90 e da sua grandiosidade, remetendo-nos às lembranças mais gostosas da nossa infância. 

Quando Sonic saiu para o Mega Drive, foi um sucesso extremo. Todos queriam ter o videogame por causa daquela velocidade nunca vista em nenhum jogo (BLAST PROCESSING), mas a SEGA viu que nem todos tinham condições e lançou para o Master System também. O Sonic do Master System é diferente, mas tem o mesmo carinho de todos os Sonics. 

Enfim, o Master System sempre será lembrado e terá espaço em nossos corações. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu TOP 30 jogos do Sega Saturn Americano

  Olá, pessoal! Tudo bem?  Hoje iremos discutir os melhores jogos do Sega Saturn americano, pois sabemos que os melhores ficaram no Japão. V...