quinta-feira, 10 de julho de 2014

O início do 3D ainda na era dos 16 bits!

A SEGA, pioneira como sempre, iniciou o 3D com a ajuda do Virtua Racing!


Virtua Racing é um jogo de corrida, primeiro para Arcade e posterior ao Mega, feito pela Sega Am2 pelo gênio Yu Suzuki e lançado em agosto de 1992. As pessoas que iam aos shoppings e viam seu arcade lá, ficavam loucas e perplexas com os novos gráficos. Foi um dos primeiros jogos a reproduzir polígonos renderizados. Antes disso, a maioria dos jogos de corrida em 3D eram muito lentos. Embora a Namco e a Atari ter feito alguns, tais como: Winning Run e Hard Drivin, Virtua Racing foi pioneiro a incluir vários tipos de ângulos de câmera.

Modelos de cabine do Virtua Racing.

Com todo o sucesso e o mundo vendo isso, a SEGA decide portá-lo para o Mega Drive e o povo viu o poder do jogo para o console. (A SEGA EXPLOROU AO MÁXIMO O MEGA E POR ISSO O GRANDE SUCESSO).


A fita era enorme!

Devido à complexidade da placa Model 1, uma versão doméstica parecia inviável, até que em 1994 a Sega lançou uma versão especial para Mega Drive com um processador auxiliar chamado Sega Virtua Processor, semelhante ao que a Nintendo fez com o jogo Star Fox e o chip Super FX. O chip foi incorporado ao cartucho dando ao Mega Drive a capacidade de processar jogos poligonais. Apesar do feito técnico, o preço do jogo era proibitivo (US$ 100,00 no lançamento) e o jogo não possuia a fluidez e quantidade de polígonos do jogo original. Por causa disso, Virtua Racing para Mega Drive foi o único jogo lançado com o chip.
Star Fox (スターフォックスSutā Fokkusu?), lançado com o nome de Starwing na Europa, é o primeiro jogo da série de video gameStar Fox. O jogo foi lançado em 1993 para o SNES. Foi o primeiro jogo a incluir o Super FX chip, um coprocessador utilizado para acelerar imagens gráficas. Star Fox foi desenvolvido pela Argonaut Software e Nintendo, e publicado pela Nintendo.

Uma versão modificada foi lançada no mesmo ano para Sega 32X com o nome de Virtua Racing Deluxe. Era mais próxima à versão original que a lançada para Mega Drive e incluia ainda dois novos carros além do Fórmula 1, um Stock Car e um Protótipo. Além dos carros, também possuia duas novas pistas, "Highland" (lembra os Alpes Suíços) e "Sand Park" (deserto). Apesar de mais barato que a versão anterior, vendeu poucas unidades devido ao próprio fracasso do 32X.

A SEGA continuou seus planos e lançou para o arcade o jogo inovador chamado Virtua Fighter!
Foi um dos primeiros jogos poligonais (3D) e o primeiro jogo de luta 3D. A equipe o desenvolveu na mesma época que o jogo Virtua Racing, estes foram os primeiros jogos 100% poligonais da empresa. Uma das maiores inovações do jogo era a possibilidade de mudar a visão na camera durante o jogo, essa tecnologia inovadora foi pantenteada pela empresa AM2.
A jogabilidade era precisa e simples, havia apenas três botões de ação no jogo: soco, chute e bloqueio. Com combinações de comandos era possivel realizar movimentos especiais, no entanto esses eram golpes realísticos, sem poderes sobre-humanos como emStreet Fighter II. Cada personagem possuía um estilo de arte marcial real e único. A unica capacidade sobre-humana que os personagens possuíam eram os saltos que alcançavam alturas sobre-naturais.
O impacto que o jogo causou foi grande, não apenas entre os jogadores. A série VF foi reconhecida pelo Instituto Smithsoniano pelas suas contribuições no campo da arte e do entretenimento, e está em exposição permanente no National Museum of American History(museu nacional de história americana) em Washington, DCEstados Unidos da América.

Mesmo assim a NIntendo não desistia e juntou-se com a RARE, trazendo o clássico Donkey Kong com renderizações totalmente em 3D.

 O jogo foi sucesso absoluto e a SEGA viu que ainda poderia competir no fim da vida do Mega Drive com jogos em 3D, competindo acirradamente a guerra, sem deixar a peteca cair!
A Sega começou a usar o 3D do Mega Drive (que não era totalmente 3D) e lançou alguns clássicos para o console. 


Veja quais:

 Vectorman é uma série de jogos desenvolvida pela BlueSky Software e publicado pela Sega para a Mega Drive. Foi lançado em 24 de outubro de 1995 na América do Norte e em 30 de novembro de 1995 na EuropaEm 2049, a população do Planeta Terra embarca numa migratória viagem a fim de tentar colonizar outros planetas. Assim, eles deixaram no cuidado da Terra, "orbots" para limpar a bagunça feita através da contaminação e da poluição. De repente, um orbot de alto nível que guardava a Terra através de um computador que controlava as visões sobre o mundo, é acidentalmente atingido por ummíssel nuclear por um orbot superior e se torna um maligno ditador chamado de Warhead. Ele se declara o grande embaixador do mundo e planeja exterminar os humanos que voltarem ao seu planeta.
Então Vectorman, um humilde orbot que descarregava a sujeira da terra para reciclá-la através do poder da luz solar, presencia a confusão em seu planeta ao voltar de sua última viagem. Graças ao controle de Warhead sobre todos os outros orbots (Vectorman fora poupado disto porque estava fora do planeta terra), Vectorman decide por si mesmo arruinar os planos do maldito ditador e restaurar a paz na terra. Virou Best Seller!
Em 1996, no ápice do Saturn e da era 32Bits, a SEGA ainda investia no Mega Drive com esses clássicos:
Vectorman 2: Depois de salvar o mundo do terrível Warhead, A nave de reciclagem com a qual viaja Vectorman é atingida e imediatamente destruída por um míssil. Vectorman escapa, caindo de paraquedas num mundo contaminado por insetos mutantes. Agora é objetivo á Vectorman lutar através dos ataques dos insetos mutantes a fim de achar a mais terrível e venenosa mutante, a rainha Viúva Negra.
Sonic 3D Blast: Sonic 3D Blast (ソニック3Dブラスト,Sonikku 3D Burasuto) ou Sonic 3D: Flickies' Island (em japonêsna EuropaAustrália e Nova Zelandia, é um jogo eletrônico de plataforma isométrica da série Sonic the Hedgehog. Foi desenvolvido no Reino Unido pela Traveller's Tales e públicado pela Sega. No Japão só a versão do Sega Saturn foi lançada

X-Perts é um jogo de ação sidescrolling para o lançado exclusivamente na América do Norte para o Mega Drive. É um spin-off de Eternal Champions.
A tiragem inicial de X-Perts na América do Norte incorretamente alegou na caixa que o jogo tinha bateria back-up de poupança - as revisões posteriores cobertos até este erro com um adesivo de Águas Profundas. Este jogo é maravilhoso e muito raro para o console. Feito em sua vida final.
  A Sega lançou o Virtua Fighter 2 para o Mega Drive, mas... Não era nada em 3D, como ela fez no 32X e no Saturn. Era mais um post mesmo para o console não ficar sem nada da série!

The Lost World: Jurassic Park, feito pela Appaloosa Interactive e publicado pela SEGA, foi o último jogo da SEGA a ser lançado para o Mega Drive, em 1997. O jogo é isométrico e explorou o 3D do console com fases de boss em 3D.

A SEGA não desistiu, mas mesmo assim não foi o bastante. Os jogos 3D dela para o Mega Drive são maravilhosos, mas Donkey Kong também é e depois disso a Nintendo lançou outros.
Foi a melhor briga de consoles EVER!

Fonte: SEGA RETRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu TOP 30 jogos do Sega Saturn Americano

  Olá, pessoal! Tudo bem?  Hoje iremos discutir os melhores jogos do Sega Saturn americano, pois sabemos que os melhores ficaram no Japão. V...