A SEGA,
pioneira como sempre, iniciou o 3D com a ajuda do Virtua Racing!
Virtua
Racing é um jogo de corrida, primeiro para Arcade e posterior ao Mega, feito
pela Sega Am2 pelo gênio Yu Suzuki e lançado em agosto de 1992. As pessoas que
iam aos shoppings e viam seu arcade lá, ficavam loucas e perplexas com os novos
gráficos. Foi um dos primeiros jogos a reproduzir polígonos renderizados. Antes
disso, a maioria dos jogos de corrida em 3D eram muito lentos. Embora a Namco e
a Atari ter feito alguns, tais como: Winning Run e Hard Drivin, Virtua Racing
foi pioneiro a incluir vários tipos de ângulos de câmera.
Modelos de cabine do Virtua Racing.
Com todo o
sucesso e o mundo vendo isso, a SEGA decide portá-lo para o Mega Drive e o povo
viu o poder do jogo para o console. (A SEGA EXPLOROU AO MÁXIMO O MEGA E POR
ISSO O GRANDE SUCESSO).
A fita era enorme! |
Devido à complexidade da placa Model 1, uma versão
doméstica parecia inviável, até que em 1994 a Sega lançou
uma versão especial para Mega Drive com um processador auxiliar
chamado Sega Virtua Processor, semelhante ao que
a Nintendo fez
com o jogo Star Fox e o chip Super FX.
O chip foi incorporado ao cartucho dando ao Mega Drive a capacidade de
processar jogos poligonais. Apesar do feito técnico, o preço do jogo era
proibitivo (US$ 100,00 no lançamento) e o jogo não
possuia a fluidez e quantidade de polígonos do jogo original. Por causa disso,
Virtua Racing para Mega Drive foi o único jogo lançado com o chip.
Star Fox (スターフォックス, Sutā Fokkusu?),
lançado com o nome de Starwing na Europa, é o primeiro jogo da série de video gameStar Fox.
O jogo foi lançado em 1993 para
o SNES. Foi o primeiro jogo a incluir o Super FX chip, um
coprocessador utilizado para acelerar imagens gráficas. Star Fox foi
desenvolvido pela Argonaut Software e Nintendo, e publicado pela
Nintendo. |
Uma versão modificada foi lançada no mesmo ano para Sega 32X com o nome de Virtua Racing Deluxe. Era mais próxima à versão original que a lançada para Mega Drive e incluia ainda dois novos carros além do Fórmula 1, um Stock Car e um Protótipo. Além dos carros, também possuia duas novas pistas, "Highland" (lembra os Alpes Suíços) e "Sand Park" (deserto). Apesar de mais barato que a versão anterior, vendeu poucas unidades devido ao próprio fracasso do 32X. |
A SEGA continuou seus planos e lançou para o arcade o jogo inovador chamado Virtua Fighter!
Foi um dos primeiros jogos poligonais (3D) e o primeiro jogo de luta 3D. A equipe o desenvolveu na mesma época que o jogo Virtua Racing, estes foram os primeiros jogos 100% poligonais da empresa. Uma das maiores inovações do jogo era a possibilidade de mudar a visão na camera durante o jogo, essa tecnologia inovadora foi pantenteada pela empresa AM2.
A jogabilidade era precisa e simples, havia apenas três botões de ação no jogo: soco, chute e bloqueio. Com combinações de comandos era possivel realizar movimentos especiais, no entanto esses eram golpes realísticos, sem poderes sobre-humanos como emStreet Fighter II. Cada personagem possuía um estilo de arte marcial real e único. A unica capacidade sobre-humana que os personagens possuíam eram os saltos que alcançavam alturas sobre-naturais.
O impacto que o jogo causou foi grande, não apenas entre os jogadores. A série VF foi reconhecida pelo Instituto Smithsoniano pelas suas contribuições no campo da arte e do entretenimento, e está em exposição permanente no National Museum of American History(museu nacional de história americana) em Washington, DC, Estados Unidos da América.
Mesmo assim a NIntendo não desistia e juntou-se com a RARE, trazendo o clássico Donkey Kong com renderizações totalmente em 3D.
O jogo foi sucesso absoluto e a SEGA viu que ainda poderia competir no fim da vida do Mega Drive com jogos em 3D, competindo acirradamente a guerra, sem deixar a peteca cair! |
A Sega começou a usar o 3D do Mega Drive (que não era totalmente 3D) e lançou alguns clássicos para o console.
Veja quais:
Vectorman é uma série de
jogos desenvolvida pela BlueSky Software e publicado pela Sega para a Mega Drive. Foi lançado em 24 de
outubro de 1995 na América do Norte e
em 30 de novembro de 1995 na Europa. Em
2049, a população do Planeta Terra embarca
numa migratória viagem a fim de tentar colonizar outros planetas. Assim, eles
deixaram no cuidado da Terra, "orbots" para limpar a bagunça feita
através da contaminação e
da poluição. De
repente, um orbot de alto nível que guardava a Terra através de um computador
que controlava as visões sobre o mundo, é acidentalmente atingido por ummíssel nuclear
por um orbot superior e se torna um maligno ditador chamado de Warhead. Ele se
declara o grande embaixador do mundo e planeja exterminar os humanos que
voltarem ao seu planeta.
Então Vectorman, um humilde orbot que
descarregava a sujeira da terra para reciclá-la através do poder da luz solar,
presencia a confusão em seu planeta ao voltar de sua última viagem. Graças ao
controle de Warhead sobre todos os outros orbots (Vectorman fora poupado disto
porque estava fora do planeta terra), Vectorman decide por si mesmo arruinar os
planos do maldito ditador e restaurar a paz na terra. Virou Best Seller!
Em 1996, no ápice do Saturn e da era 32Bits,
a SEGA ainda investia no Mega Drive com esses clássicos:
Vectorman 2: Depois de salvar o mundo do
terrível Warhead, A nave de reciclagem com a qual viaja Vectorman é atingida e
imediatamente destruída por um míssil. Vectorman escapa, caindo de paraquedas
num mundo contaminado por insetos mutantes. Agora é objetivo á
Vectorman lutar através dos ataques dos insetos mutantes a fim de achar a mais
terrível e venenosa mutante, a rainha Viúva Negra.
Sonic 3D Blast: Sonic 3D Blast (ソニック3Dブラスト,, Sonikku 3D Burasuto) ou Sonic
3D: Flickies' Island (em japonês: na Europa, Austrália e Nova Zelandia, é um jogo eletrônico de plataforma isométrica da série Sonic the Hedgehog. Foi desenvolvido no Reino Unido pela Traveller's Tales e públicado pela Sega. No Japão só a versão do Sega Saturn foi lançada
X-Perts é um jogo de ação
sidescrolling para o lançado exclusivamente na América do Norte para o Mega
Drive. É um spin-off de Eternal Champions.
A tiragem inicial de X-Perts na
América do Norte incorretamente alegou na caixa que o jogo tinha bateria back-up
de poupança - as revisões posteriores cobertos até este erro com um adesivo de
Águas Profundas. Este jogo é maravilhoso e muito raro para o console. Feito em
sua vida final.
A Sega lançou o Virtua Fighter 2 para o Mega
Drive, mas... Não era nada em 3D, como ela fez no 32X e no Saturn. Era mais um
post mesmo para o console não ficar sem nada da série!
The Lost World: Jurassic Park, feito pela Appaloosa
Interactive e publicado pela SEGA, foi o último jogo da SEGA a ser lançado para
o Mega Drive, em 1997. O jogo é isométrico e explorou o 3D do console com fases
de boss em 3D.
A SEGA não desistiu, mas mesmo assim não foi o
bastante. Os jogos 3D dela para o Mega Drive são maravilhosos, mas Donkey Kong
também é e depois disso a Nintendo lançou outros.
Foi a melhor briga de consoles EVER!
Fonte: SEGA RETRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário